Poema, poesia e soneto


Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

A diferença entre poema, poesia e soneto é que enquanto o poema e o soneto estão ligados somente à literatura, a poesia pode ser qualquer tipo de produção artística.

O poema é um tipo textual estruturado em versos e que pode conter rimas e metrificação. O soneto é um tipo de poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos.

Já a poesia é a própria forma de arte, podendo ser expressa pela pintura, fotografia, músicas e textos. Então, todo poema é considerado poesia, porém nem toda poesia precisa ser um poema.

O que é poema?

Na literatura, o poema é um arranjo de palavras que contêm significado. Por meio dele são expressos os pensamentos e sentimentos do autor.

Os poemas podem rimar ou não e geralmente fazem uso de figuras de linguagem, recursos estilísticos que oferecem maior ênfase à comunicação, tais como: metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, aliteração, onomatopeia, dentre outras.

Tipos de poema

De acordo com os gêneros literários, existem três tipos de poemas: épico, dramático e lírico:

  • Poema épico (ou narrativo) está centrado em figuras míticas ou heroicas, por exemplo, as fábulas;
  • Poemas dramáticos são aqueles escritos para serem encenados, por exemplo, as tragédias;
  • Poemas líricos descrevem os sentimentos e pensamentos do poeta, por exemplo, os sonetos.

O que é poesia?

A poesia existia muito antes de as pessoas se tornarem alfabetizadas, sendo memorizada e repassada oralmente de geração em geração.

A poesia é definida como a forma literária da arte, expressa por meio da linguagem. Mas em sentido figurado, a poesia é a própria forma de arte, sendo aquilo que comove e desperta sentimentos.

Na literatura, ela se distingue das outras formas de escrita pelo uso da repetição, do verso, da rima e da estética, como o drama poético, a poesia lírica e a poesia em prosa.

Soneto

O soneto é um tipo de poema que possui uma estrutura fixa. Ele contém quatro estrofes com 14 versos,sendo que dois deles são quartetos, estrofes com quatro versos cada, e dois são tercetos, estrofes com três versos. Geralmente, os versos são decassílabos, ou seja, possuem dez sílabas poéticas.

O soneto tem provavelmente origem italiana, sendo documentado pela primeira vez na primeira metade do século XIII na obra de Giacomo da Lentini. Este molde literário ainda é bastante usado, e por isso é considerado a mais longeva forma de poema.

No Brasil, alguns dos principais sonetistas foram Olavo Bilac e Vinicius de Moraes.

Soneto da Fidelidade

(Vinicius de Moraes)

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Uso de poema ou poesia

Há casos em que os termos poema e poesia podem ser usados de forma intercambiável, como "ele não gosta da poesia de Manuel Bandeira" ou "ele não gosta dos poemas de Manuel Bandeira".

E como diferenciar?

Para saber a diferença, você precisa definir duas coisas:

  1. O que você deseja expressar;
  2. Como você deseja expressar?

O que você quer expressar, a sua ideia, é a poesia.

Como você vai se expressar, a forma que vai utilizar, é o poema.

Um exemplo para aprender as diferenças entre as duas palavras:

João adora a poesia (pois ele ama poemas como um todo), e por isso ele quer começar a escrever seus próprios poemas (expressando suas ideias através da rima e de uma dicção específica).

Veja também a diferença entre:

Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.