Qual a diferença entre conceito e definição?
O conceito é uma construção de sentido sobre alguma coisa ou tema determinado. Já a definição tende a representar o que a coisa ou tema é realmente.
Ambos são construções sociais que permitem que uma ideia seja comunicada e compreendida.
Entretanto, a diferença entre o conceito e a definição está na extensão daquilo que é dito. Os conceitos são mais “abertos” cabem interpretações mais livres, enquanto as definições têm como objetivo impedir ao máximo a ambiguidade.
O que é conceito?
Conceito transmite a ideia de concepção, de gestação de uma ideia. Tem origem no latim conceptus que significa “conter algo”, “formar dentro de si”.
Assim, quando se cria um conceito sobre algo, o que se produz é uma interpretação possível e completa sobre aquilo.
Por exemplo, o conceito de “casa”, pode estar relacionado tanto com o lugar em que se habita e todas as variáveis sobre a sua função como a estrutura propriamente de uma casa (portas, telhados e janelas, alicerces, vigas, etc.).
Dessa maneira, o conceito é, de certo modo, a resolução de um problema, cria uma ideia que responda à questão, ainda que de forma temporária.
O que é definição?
A definição é a explicação do significado de algo, de forma mais completa, clara e breve possível.
Diferente do conceito, a definição tem como objetivo evitar o máximo de ambiguidade possível. Com isso, os interlocutores poderão ter a certeza de que se trata da mesma questão, abordada da mesma maneira.
Uma definição pode ser extensiva ou intensiva:
- Definição extensiva - cria o máximo de proximidade através de elementos semelhantes que possam dar conta do sentido que se busca representar.
- Definição intensiva - tenta excluir tudo o que não pertence à ideia para chegar no significado essencial do objeto.
Assim, a definição tenta delimitar o sentido de um termo, expressão, objeto, ideia, etc.
Veja também a diferença entre: